Nossa Cidade

Apresentação

História

A cidade de São Luís de Montes Belos teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome, onde nasceu o fundador da cidade, José Netto Cerqueira Leão Sobrinho. O nome da cidade se dá pelo belos montes na ao lado da cidade, com a junção do nome da fazenda e com os belos montes, se deu o nome.

Em 1953, o governo do estado determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso. Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia.

A região da cidade de São Luís de Montes Belos pertencia ao distrito de Mossâmedes, consequentemente ao município da Cidade de Goiás, onde José Netto era vereador. Firminópolis era um município criado após a abertura política, que quis se apossar das fazendas da região de São Luís para cobrar impostos. Ao ter conhecimento das invasões, Jose Netto convocou uma reunião em julho de 1948 para dar início a emancipação de São Luís de Montes Belos.

A população se mobilizou em prol da causa e José Netto levou a questão à Câmara de Vereadores da Cidade de Goiás.

"Voltei a Goiás e fiz a exposição ao Prefeito de Goiás Hermógenes Coelho, e à Câmara de Vereadores, que tinha por dever de nos ajudar para defender a integridade do município que estava sendo invadido", afirmou José Netto em entrevista. Após exposição na Cidade de Goiás, José Netto recebeu autorização para agir pela emancipação de São Luís.

Com a autorização do Prefeito, o fundador adquiriu mais terrenos nos arredores da fazenda que pertencia à sua família. As margens do "Barreirinho" José Netto junto com seu irmão Jutair Netto e os pioneiros da cidade, construiu ranchos, um galpão, uma farmácia, alojamento, armazém, açougue e uma cadeia, dando início a construção de São Luís de Montes Belos.

No dia 4 de outubro de 1948 foi votada a Lei que emancipou o município de São Luís de Montes Belos. No dia 17 de janeiro o município foi instalado.

Pioneiros de São Luís

José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, Jutair Netto Cerqueira Leão, José Luiz Pereira Júnior, Valdemar Basílio da Silva(Neném Basílio), Deusdedith Delfino de Brito, João Antonio dos Santos (João Piau), José Netto Cerqueira Leão (Zeca Netto), Domingos Luiz Pereira, Pedro Luiz Pereira, Joaquim Ferandes de Morais, Basílio de Araújo, José Torquato da Silva, Joaquim Marinho Barbosa (Joaquim Leonardo), João Silva Costa (Dandico), José Mineiro, Pedro Joaquim dos Santos e muitos outros. Muitas Senhoras se destacaram no pioneirismo de São Luís de Montes Belos, tais como: Sebastiana Ferreira Netto (Dona Nêga), Colombina Netto (Dona Bina), Custódia Maria, Joaquina Rita de Jesus (Dona Quininha) e outras mais.

Turismo

A cidade possui atrações turísticas taiscomo“Mirante na Serra de MontesBelos” o "Espelho D'Água " e o "Lago Municipal” se tornando uma grande atração bem na entrada da cidade, recepcionando a todos que chegam na cidade" como principais pontos turísticos. O Parque de Exposições Oscar Moreira  é um marco da cidade, colocando a cidade em evidencia no pais, por proporcionar grandes eventos, anualmente, as grandes festas da cidade.

São Luís de Montes Belos se destaca no Estado de Goiás por ter uma economia forte e inovadora, dividido nas áreas de comercio, indústria e pecuária, chegando a nossa cidade a agricultura. O comercio da nossa cidade abastece a toda a região, temos um comercio inovador, com belas lojas e de versos seguimento, hoje a nossa cidade oferece tudo que um grande centro tem.

Na área da saúde não e diferente, temos hoje inúmeras clinicas, laboratório, hospitais particulares, hospital público todo equipado, inclusive com leitos de UTI’s, o antigo hospital municipal, acaba de ser estadualizado, trazendo assim mais qualidade na saúde, São Luís passa compor hoje uma das cidades mais importante, respeitada e valorizada de Goiás.

São Luís se destaca também na área da educação, temos uma rede pública municipal de excelente qualidade, com estrutura, física e mal de obra qualificada, na rede particular não deixa a desejar aos grandes centros, temos várias faculdades, oferecendo inúmeros cursos, dentre as faculdade temos dois destaques, que é UNIMB e UEG.

São Luís é considerada uma cidade segura, temos um pequeno índice de criminalidade, isso graças a forças de segurança que temos aqui em nossa cidade, policia essa que dá a resposta a população de imediato.

As cidades circunvizinhas são: Firminópolis, Aurilândia, Sanclerlândia, Turvânia e Córrego do Ouro, e acordo com o último senso do IBGE de 2019, São Luís de Montes Belos, sua população estimada é de 33.817 habitantes, porém atualmente são visitadas cerca de 41 mil pessoas pelos Agentes Comunitários de Saúdo – ACS.

Se ainda não teve o prazer em conhecer a nossa bela cidade, receba esse convite e venha se maravilhar em uma das melhores cidade do pais.